Dicas táticasIniciantes

Posicionamento em quadra

Você sabe se posicionar em quadra?

Por acaso você já assistiu alguma partida e teve a sensação que um dos jogadores devolvia todas as bolas mas parecia que não corria nada??

A resposta é que provavelmente ele sabe muito bem como se posicionar durante as jogadas, por causa da leitura de onde pode vir a bola.

Olhar o jogador X Olhar a bola

Ao assistir uma partida de tênis, geralmente observamos o jogo olhando pra onde vai a bola.

Várias vezes já fui demonstrar a um aluno o movimento que se faz pra rebater, e quando terminei ele olhou para onde?? Pra bola, e não para o movimento que eu fiz. E isso acontece quando assistimos uma partida.

A consequência é que perdemos a chance de observar onde o jogador está se posicionando durante os pontos. Pois enquanto ele está se movimentando e se posicionando na quadra, nós estamos olhando a bola!

Quando você começou a jogar tênis, onde se posicionava? Atrás da linha de base? É bem provável que não, pois no início, trocamos bolas numa baixa velocidade, o que torna possível e mais fácil jogar dentro da quadra. É claro, jogando contra outro inciante!!!

Porém ao evoluir nossos golpes e nossa capacidade de devolver  precisamos ficar atrás da linha de base para conseguir rebater (observe que golpear e devolver são duas capacidades distintas – assunto para outro post!), senão repetidas vezes a bola pingará no nosso pé ou muito próximo do corpo impossibilitando uma boa reação.

Sacando

Quando sacamos jogando simples, o melhor e mais comum é nos posicionarmos mais perto do centro da quadra. Pois se estivermos no limite lateral da quadra, a vantagem que temos ao sacar vai diminuir por estarmos deixando a quadra muito aberta para o devolvedor atacar. Aumentando as chances de passarmos do ataque para a defesa na primeira bola. Veja regra da FPT sobre de onde é permitido sacar.

Já nas duplas, podemos sacar um pouco mais aberto, mais próximo às linhas laterais pois a quadra aumenta, e a responsabilidade de cada jogador é cuidar de apenas metade do campo.

Devolvendo

Ao devolver o saque, temos que pensar que é necessário nos colocar no meio dos dois pontos extremos que o sacador pode encaixar a bola.

Mas se por acaso seu oponente tem mais facilidade com o saque aberto (olhar post: Vocabulário) ao sacar no lado dos iguais, eu pessoalmente daria um passo pra direita na hora que ele lançasse a bola ( assim ele não me veria mudar o posicionamento).

Por outro motivo, mas usando a mesma lógica: se você não gosta de receber o saque com a esquerda por exemplo, você pode ficar um pouco mais para o lado esquerdo. Sempre tomando cuidado pra não deixar tão óbvio que está com um lado aberto. Mas, se você for ousado, pode abrir e jogar a isca. Quem sabe ele morde?

Também na devolução, você terá que decidir se você prefere ou consegue receber mais dentro da quadra ou mais para trás. Geralmente isso vai depender da velocidade do saque, se é primeiro ou segundo, da sua velocidade de reação (vulgo reflexo) ou intenção tática.

Trocando bolas

Passada a fase da iniciação, quando já nos posicionamos atrás da linha de base, começam a aparecer outros momentos do jogo e as justificativas para as diferenças.

Ao disputar o ponto no fundo da quadra, a teoria da bissetriz do ângulo precisa ser entendida para um bom posicionamento (assim como em outras jogadas). A bissetriz é a reta que divide um ângulo em duas partes iguais.

Quando batemos uma bola na cruzada, devemos fechar a quadra no mesmo lado da bola. (direita fechamos direita, esquerda fechamos esquerda)

Ao bater a paralela, devemos fechar a quadra no lado oposto da bola (paralela de direita, fechamos lado esquerdo da quadra e vice-versa).

Se você quer entender melhor a teoria da bissetriz do ângulo, leia esse post.

Conclusão

Existem alguns padrões que devem ser seguidos para se posicionar bem em quadra, e se soubermos usá-los com certeza nosso nível de jogo vai melhorar.

A teoria da bissetriz do ângulo da bola é o principal a ser compreendido para dominar esse assunto.

Também temos outras variações como tipo de piso da quadra, subidas a rede, estilo do jogador, ataque ou defesa, mas isso fica para outra conversa!

2 thoughts on “Posicionamento em quadra

  • Nil Lin

    Se você quer entender melhor a teoria da bissetriz do ângulo,
    “leia esse post” ,
    post ausente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *