Por que eu perdi de um pangaré?

Gravei um vídeo sobre o pangaré e coloquei no meu canal do Youtube, Eu amo jogar tênis. Se preferir ler, continue comigo aqui. Se quiser assistir, segue abaixo:

Quem é pangaré?

Você vence todos os seus jogos?

Se você for assim como eu, que comete alguns pequenos deslizes, com certeza já perdeu algum jogo e saiu pensando: “Como eu perdi desse pangaré???”

Mas se eu perdi de um pangaré, quem é pangaré então?

O jogo do pangaré

Certos tipos de jogadas como os slices, jogo defensivo, balão, joguinho emocional gritando “vamo” na sua cara, são considerados estratégias de pangaré.

O jogo tem regras e se o pangaré jogou dentro das regras, ele foi melhor que você naquele jogo. Não importa que tipo de jogadas ele usou.

Alguma coisa ele fez pra ganhar.

Ou talvez até você tenha feito por ele. Se você cometeu um monte de erros não forçados, ele não precisou fazer muita coisa pra ganhar de você…

Requisitos do Pangaré

Quais os requisitos que você usa pra classificar um jogador como pangaré?

Na minha concepção, os jogadores que são injustamente chamados de pangaré, são aqueles que tem uma técnica feia, fora do padrão.

Posso dizer até uma técnica de execução do golpe ruim, no sentido dele ter que fazer muito mais esforço que o necessário pra rebater uma bola. O que pode até fazê-lo sofrer consequências, como uma lesão que o impeça de jogar por causa do movimento errado que ele faz.

Então eu vejo muitas pessoas que consideram pangaré, esse tipo de jogador.

Qualidades invisíveis

O jogador que não tem uma técnica bonita, dentro dos padrões, tem qualidades que não são visíveis aos olhos, como sua inteligência estratégica, seu controle mental e emocional, e às vezes até qualidades físicas como agilidade e velocidade de reação.

Conheço alguns jogadores amadores por exemplo, que são considerados gordinhos, mas enganam muito bem porque tem muita velocidade nas pernas ou no tempo de reação (vulgo reflexo).

Velocidade de reação e rapidez nas pernas são importantes

Primeiro que você está sendo preconceituoso e fazendo bullying com os gordinhos. Por que ele não pode ser bom de tênis? Outra, que você não está sabendo reconhecer que o outro tem qualidades que talvez você nem tenha. E não está enxergando.

Talento oculto

Pelo tênis ser um esporte, onde a gente precisa correr bastante, é claro que ter as qualidades físicas necessárias, vai ajudar e muito pra se jogar bem.

Massssss, o tênis tem várias características que o diferem de outras modalidades. Nosso esporte exige:

  • muita coordenação motora
  • inteligência tática pra avaliar o que vai funcionar no jogo
  • muitas qualidades psicológicas como a confiança e o controle emocional
  • como qualquer esporte, exige muita garra pra querer vencer quando não se tem mais recursos

Pangarezando

Também tem aquele caso que o cara realmente é pangaré mesmo.

Quer dizer, ele tem claramente um nível inferior ao seu jogo. Mas não foi ele quem ganhou o jogo…Foi você que perdeu.

Você fez tudo errado:

-arriscou mais do que devia

-tentou matar bolas quando não podia

-jogou desconcentrado

-menosprezou o adversário

-jogou querendo se exibir e não, vencer a partida

Enfim, quem pangarezou foi você…

Meu adersário que ganhou, ou eu que perdi o jogo?
GV of Action from The KIA Amateur Australian Open at Westridge Park Tennis Club. ©Chris Ricco/Backpagepix

A pressão

Se você constantemente perde de jogadores que você considera inferior, pode ser que realmente você não esteja conseguindo colocar em prática o que sabe.

A pergunta que eu tenho a fazer à você é: você costuma estar sob pressão durante os treinos? 

Treinar sob pressão é fundamental para testar sua performance numa situação de estresse, de ansiedade fora do normal.

Claro que nada se iguala à real situação de competição, de torneio, uma final importante por exemplo. Mas é necessário um mínimo de cobrança para se habituar a situações em que tem algo “valendo”. 

Defensivo

O estilo de jogo defensivo, que o jogador sempre espera o outro errar, não arrisca nada, usa muitos slices, balão, bola na quadra a todo custo, muitas vezes é chamado de pangaré por não ter golpes vencedores, winners, voleios matadores, aces.

O jogo defensivo é muito eficiente

Mas ao meu ver é um estilo poderosíssimo para vencer partidas. Só lembrando que para jogar assim, provavelmente você terá que correr bastante.

Por isso algumas características físicas como a grande resistência aeróbica, tipo maratonista, faz com que esses jogadores vençam partidas impossíveis!

Por trás desse pangaré, tem um brigador, um jogador duríssimo de se enfrentar e se vencer.

Conclusão

Perder de uma pangaré acontece com todo mundo.

O que faz você caracterizar um jogador como pangaré?

Os jogadores com a técnica feia são comumente chamados de pangaré mas eles podem ter qualidades que você nem percebeu.

O tênis exige muitas qualidades como a estratégia certa, as habilidades emocionais, muita garra e força de vontade, além de coordenação motora bem apurada.

Muitas vezes não é nosso adversário que ganha o jogo, e sim, nós que perdemos! Fazemos coisas erradas como muitos erros não forçados ou jogadas em horas inapropriadas.

Saber treinar corretamente nos prepara pra jogar melhor. Se você perde de pessoas de nível inferior ao seu, talvez tenha que treinar sob pressão pra melhorar seu comportamento na hora do “valendo”.

O estilo defensivo muitas vezes é identificado como jogo de pangaré, mas é um estilo poderosíssimo pra ganhar jogos.

Essas são as minhas explicações porque você perde jogo de um pangaré. E você? tem alguma teoria que deseja compartilhar? Deixa aqui nos comentários!

E se inscreve no blog, seu pangaré!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *