Pra você que tanto pediu o backhand de 2 mãos, chegou o dia!
O que é o backhand de duas mãos?
Quando a gente rebate do nosso lado não dominante, para os destros, esquerda, a gente golpeia com as costas da mão, que é a “tradução” de backhand. Para os canhotos é do lado direito.
No backhand ou esquerda, a gente tem a opção de golpear com duas ou com uma mão.
Se sua esquerda é com uma mão, tenho um vídeo especial pra você, logo aqui embaixo.
Para os outros que já definiram sua esquerda de duas mãos, vamos detalhar algumas partes bem importantes do golpe.
Se preferir assistir ao vídeo, acesse abaixo. Senão, segue comigo nesse texto.
Ponto de contato
O ponto de contato é muito importante em qualquer golpe no tênis. E nesse quesito, no back (apelido carinhoso) com duas mãos há uma vantagem. Mesmo que você atrase o golpe e pegue um pouco atrás, você ainda mantém um certo nível de controle e potência. Também quando tem que pegar a bola no alto, é mais simples e fácil do que com uma mão só.
O ponto de contato IDEAL é na frente do quadril, aproximadamente 45 cm. (referência: curso de Biomecânica/CBT)
Obviamente, muda de pessoa pra pessoa, conforme tamanho dos braços, mas em geral é aproximadamente isso. Bem diferente dos 70 cm de distância do backhand de uma mão!
A posição da raquete é basicamente perpendicular ao chão na hora do impacto com a bola. Também é bom que nessa hora os dois cotovelos estejam estendidos na frente do corpo, pois assim se acentua o momentum linear.
Empunhadura
Existem 3 empunhaduras diferentes para a mão dominante e duas para a mão não dominante.
Na mão dominante podemos usar a eastern de direita, continental ou a eastern de esquerda.
Na mão não dominante podemos usar a eastern de direita ou a semiwestern de direita.
Eu, particularmente, costumo orientar a usar a continental na mão dominante, mas já vi esquerdas maravilhosas dos outros jeitos também.
Uma observação que gosto de fazer, é que as mãos devem estar segurando o cabo da raquete e não sobrepostas. E nem tão separadas também. (apesar de eu já ter visto até jogadores profissionais segurando assim)
Posição do corpo
A posição do corpo antes de rebater a bola, é de lado para a quadra, de lado para a bola.
Essa é a posição mais básica. Pois os golpes no tênis são de lado.
Os ombros e quadris devem estar de lado.
Base de pernas
A forma que a gente apoia as pernas para rebater a bola pode ser: de lado, fechada, aberta ou semiaberta.
Saber fazer a posição de lado é o mais importante.
E quando começamos a prender a base aberta e semiaberta, temos que lembrar que temos que manter os ombros e quadris de lado.
Preparação da raquete
Na preparação da raquete é importante levar a cabeça da raquete pelo alto, pois assim você vai ter a condição de ter uma trajetória da raquete longa o suficiente para dar espaço para acelerar o movimento.
A preparação circular é bem bacana para não brecar o movimento da raquete, aproveitando a aceleração para transferir para a bola.
Controle da face da raquete
O controle da face (cara) da raquete vai ser fundamental no resultado do golpe.
Se estiver virada pra cima, pode ser que a bola suba muito, ou se estiver virada demais pra baixo, pode ser que vá pra rede.
Fatores como a velocidade da bola que vem, velocidade da raquete na hora do impacto, altura da bola vão interferir juntamente com o ângulo da raquete.
O mais simples e básico é manter a cara da raquete perpendicular ao chão.
Trajetória da raquete
Basicamente o movimento da raquete é de baixo pra cima e de trás pra frente.
Conforme o jeito que você quer a bola, você vai acentuar mais pra cima ou mais pra frente. Isso vai depender do resultado que você quer com sua bola, e claro, como seu adversário mandou pra você!
Nunca se esqueça que o tênis é um esporte de influências mútuas. O jeito que meu adversário bate na bola influencia o jeito que eu rebato, e vice-versa.
Momentum linear
O momentum linear é um princípio biomecânico identificado no golpe. Quando eu transfiro peso na direção da bola, vejo a ação do momentum linear.
Através do ponto de contato, amplitude do movimento dos braços, ombros pra frente eu posso acentuar esse movimento, tendo um resultado melhor do meu golpe.
O step in é um passinho na direção da bola que acentua o momentum linear. É importante entrar com o pé na diagonal.
Momentum angular
Outro princípio biomecânico é o momentum angular. Ele corresponde a um movimento em torno de um eixo.
No caso da esquerda com duas mãos, são os quadris e o tronco que vão girar pra realizar o golpe.
Terminação
Ela vai acontecer se você acelerar o golpe. Serve para desacelerar o movimento de forma harmônica para não causar lesões.
Geralmente a cabeça da raquete passa por cima dos ombros, terminando do lado da orelha direita. (dessa vez é a sua orelha mesmo, já que a gente costuma falar de cabeça da raquete, cara da raquete o tempo todo…)
Punho
O uso do punho é muito intenso nos jogadores mais avançados.
Se você está começando sua trajetória no mundo do tênis, vá devagar pois é uma articulação frágil. Você vai conseguir fortalecer pouco a pouco, e ter controle do seu movimento pra “brincar” com as possibilidades que ele proporciona.
Conclusão
Os golpes no tênis tem vários detalhezinhos mas a técnica não é a única coisa que você tem que aprimorar e evoluir.
Aprender a ter controle da bola, leitura, tomada de decisões rápidas, controle emocional e concentração também estão na sua lista de tarefas pra se aperfeiçoar no tênis.
Então, bora treinar!!!
2 comentários sobre “Como rebater o Backhand de duas mãos”
Olá! Faço o backhand com uma mão. Porem sofro com bolas altas no fundo, na esquerda. Como vc resolve isso? Obrigada!
Olá, Gisele! Essa situação incomoda muito mesmo. Você tem que fazer uma escolha. Ou afastar, pra bola ficar mais baixa e assim você golpear melhor, ou entrar na subida da bola (que é bem mais difícil). Junto com isso tem a escolha tática, o que vai fazer com a bola. Falo bastante sobre isso. Convido você a participar do meu evento online essa semana. Talvez isso e até outras coisas fiquem mais claras pra você. Segue o link pra você se inscrever: https://eventos.euamojogartenis.com.br/
Espero você!