Jogar tênis x Treinar tênis
Quando recebo um telefonema de alguém interessado em aulas, geralmente a conversa é :
-Oi! Tudo bom? Gostaria de aprender a JOGAR tênis!
Naturalmente, a conversa se desenrola e marcamos dia e horário.
O que eu estou querendo chamar a atenção, é ao fato que:
“Para aprender a JOGAR tênis, tem que aprender a TREINAR tênis”
E qual a diferença?
Jogar tênis
O tênis é um esporte que envolve a competição, e quando a gente compete, a gente quer ganhar. É natural.
Joga-se para ganhar por vários motivos, ainda que em alguns momentos jogamos pra treinar, testar, ou jogamos sabendo que provavelmente vamos perder. Na maioria dos casos, jogamos pra ganhar.
E quando jogamos pra ganhar, usamos os meios possíveis para nosso adversário não pegar nossa bola, ou errar. Vamos dificultar ao máximo para o adversário, assim podemos ganhar a maioria dos pontos, ou os pontos certos pra fechar o jogo!
Treinar tênis
Quando treinamos, temos que praticar nossas habilidades, a fim de jogar melhor. Claro que o próprio jogo é um tipo de treino. E diga-se de passagem, importantíssimo e desvalorizado por alguns.
Mas um tipo de treinamento importantíssimo no tênis, é o treino de CONTROLE DE BOLA.
Controle de bola
O controle de bola pode ser dividido em:
- controle da direção
- controle da altura
- controle da profundidade (distância)
- controle do efeito
- controle da velocidade
E eu diria até, que antes de tudo isso, vem o controle da bola na área do jogo. Seja o campo sem rede, quadradinho do saque, 3/4 de quadra ou quadra inteira.
Competição x cooperação
Quando jogamos, competimos. Temos que ganhar o ponto e fazer nosso adversário “sofrer”. (oh, que drama!)
Quando treinamos controle da bola, cooperamos.
Por isso, quando vamos treinar com um amigo, é importante saber o objetivo da sessão. Vamos jogar e competir, ou vamos trocar bola e controlar?
Se o objetivo é competitivo, o ideal é contar os pontos, pois só assim podemos medir, e também treinar os aspectos mentais e emocionais FUNDAMENTAIS do jogo.
Quando jogamos e está 5×0 para o nosso adversário, é completamente diferente de estar 5×5, ou 5×0 para nós! Os sentimentos, as estratégias, os pensamentos e as atitudes são diferentes. E só podemos melhorar treinando e vivenciando essas situações. Quem ganha e consegue fica satisfeito e feliz. Quem perde e não consegue, fica frustrado e decepcionado. As emoções são diferentes.
Se treinamos controlando a bola, temos que ser cooperativos. Isso significa que temos que traçar o objetivo e fazer o possível pra alcançá-lo junto com o parceiro de treino. A satisfação de conseguir, e a frustração de não conseguir, vai ser igual nos dois.
O objetivo pode ser trocar 50 bolas sem errar, cruzar 10 direitas em meia quadra, completar uma sequência de saque/devolução/primeira bola depois do saque, trocar 20 slices de esquerda, enfim, são inúmeras possibilidades pra se treinar controle de bola.
Como não treinar
Se você foi bater bola com um amigo, e decidiram trocar bola na mão, então devem se esforçar pra colocar “na mão” do outro, de uma forma que seja possível dar uma boa sequência e o treino ser proveitoso.
Se errar, é natural dizer o famoso “sorry”. Não tem problemas. Desde que seja um erro, desde que seja sem querer.
Já treinei com algumas pessoas que não entendiam o treino de controle de bolas. Passavam o tempo todo me fazendo correr, e colocando bolas difíceis. Enquanto eu estava fazendo cooperação, eles estavam fazendo competição.
Outro dia, fui bater uma bola com meu amigo Jair Montovani. Quando vamos bater bola, geralmente o treino é cooperativo. Mas no vídeo abaixo, eu faço exatamente o que NÃO se deve fazer:
Conclusão
Para aprender a jogar tênis, temos que aprender a treinar tênis.
Jogar tênis tem a ver com contar pontos, superar o adversário, competir.
Treinar tênis pode (e deve) até ser com jogos, mas quando se treina controle de bola, é bom ter objetivos mensuráveis a se alcançar, supõe-se que vamos “colocar na mão” do parceiro, e vamos cooperar.
Competir e cooperar são duas coisas importantíssimas pra se evoluir no tênis, mas serão treinadas separadamente. Ou tem competição, ou tem cooperação.
Misturar competição e cooperação não dá bom! Se você sempre faz isso, está treinando da forma errada! Ou um, ou outro!
Legal a matéria. Não sabia que você treinava essas meninas, eu vi elas na semana Guga, jogam muito bem, que massa!
Olá, Matheus! Não treino as meninas não. A Naná é filha do Paulinho, e é treinada pelo próprio pai. Tenho muito contato com o Paulinho que me enviou a foto somente para ilustrar a matéria. um abraço