Tática no tênis

Atendendo a enquete feita através do facebook, vamos conversar aqui sobre tática de jogo, que deu um pau na técnica na preferência dos seguidores!

No passado, havia uma supervalorização da técnica do tênis, e as aulas eram baseadas basicamente em “preparara o golpe, contato na frente do corpo, faça a terminação!!!”. Em todos os fundamentos seguia-se essa rotina. 

E quando rolava um joguinho no final da aula era a felicidade da galera!!

Com uma mudança de enfoque, a ITF (International Tennis Federation) enfatiza a ordem de aprendizagem começando pela tática. Isso faz o aluno pensar em COMO jogar, VIVENCIA o jogo, SOLUCIONA problemas por si só, ENTENDE o jogo, PONTUA, SENTE as emoções, sucesso e frustrações, FORTALECE seu lado cognitivo e emocional, e ainda CRIA soluções técnicas para resolver os desafios do jogo até mesmo sem orientação do professor.

Então, PLAY!!!

Regularidade

Aprendi na pele, tomando muitos “12” na vida, que o jogo é feito de bola na quadra. Pode ter um golpe lindo, uma esquerda impecável, um saque a 200km/h, mas se errar mais que seu adversário, é bem provável que você perca o jogo.

Até no alto nível! Observe as estatísticas apresentadas durante os jogos na televisão. Qual a quantidade de winners e erros não-forçados de cada jogador?

Se o cara que é super mega treinado desde criança, treinando de 6 a 8 horas por dia, não acerta tantos golpes matadores assim, imagina quem treina duas vezes por semana? 

Segue abaixo um vídeo do meu canal no youtube sobre regularidade:

Regularidade é uma excelente tática para vencer jogos!

Personalidade

Daí você me fala: mas eu quero dominar o ponto, essa é a minha personalidade!

Eu concordo plenamente que existem diferentes tipos de personalidade, e tipos físicos também, que favorecem algum estilo de jogo!

Mas se você quer dominar o ponto primeiro que seu adversário, lembre-se que existem outras formas menos arriscadas de fazer isso. Pra continuar mantendo um nível de risco adequado para não dar um monte de pontos de graça pro seu oponente.

Direcionamento

Quando treinamos controle de bola, uma das evoluções é conseguir direcionar a bola pra onde queremos. Colocar na mão, tirar da mão, jogar mais pra direita ou mais pra esquerda.

E não é muita novidade, que a maioria das pessoas tem mais facilidade para rebater com o forehand do que com o backhand!

E você sabe direcionar para o backhand do seu adversário para ele te devolver uma bola mais fácil, ou até ganhar pontos de graça por ali???

Também você conseguirá fazer seu adversário correr para rebater, o que o deixará desequilibrado, e também, ele vai se cansar durante a partida, ou até no final de cada ponto!

E se você tem controle desse direcionamento, está jogando com um nível baixo de risco. Excelente!!!

Profundidade

A quadra pode ser dividida em zonas, e quanto mais próximo da rede, essa zona se torna de mais ataque. Lá no fundão, bem perto da tela, estamos numa zona de defesa, pois o ângulo que meu adversário tem para me fazer correr é muito grande!!!

Claro que isso vai depender do nível do jogador. Para um jogador profissional, conseguir rebater uma bola um passo pra dentro da linha, pode já ser uma zona de ataque com possibilidade dele fazer um winner!

Portanto, se você pretende dominar o ponto, obrigue seu adversário a jogar mais na área de defesa, jogando bolas profundas.

O controle da profundidade do seu golpe é mais um jeito de se manter no comando. (o ideal é que sua bola pingue depois do “T”, e por favor, antes da linha de fundo!!!)

Margem de segurança

Complementando os quesitos direcionamento e profundidade, a margem de segurança seria um nível adequado de risco que podemos correr.

Isto é, quando direcionar para os lados  e para o fundo da quadra, não mire tão próximo das linhas. O tênis não é um esporte de alvos e sim de áreas!!!

E passe a bola mais alta da rede para garantir, e como consequência, seu golpe provavelmente cairá até mais fundo!

Posicionamento

Saber guardar o campo é bem importante para correr menos. 

Nas brincadeiras de infância, esconde-esconde, pic bandeira, quem sabia dominar o território, geralmente se dava bem! Quem fica guardando caixão na esquerda, abre a quadra na direita, correndo o risco de tomar um winner, ou ter que correr bastante se a bola for lá!

Se você começou a jogar há pouco tempo, leia sobre posicionamento em quadra. Se já joga há algum tempo, perceberá os detalhes do posicionamento de acordo com o golpe executado nesse outro post, onde falo da teoria da bissetriz do ângulo!

Conclusão

Falando de teoria básica de tática de jogo vimos que o controle da bola pode ser visto sob vários aspectos.

Controlar a bola na quadra, controlar o direcionamento e controlar a profundidade são coisas a se treinar para fortalecer o seu arsenal tático.

Entender a margem de segurança também é uma qualidade que fará você vencer muitos jogos!

Independente de personalidade, o tênis apresenta características que favorecem aos que entendem que geralmente ganha quem põe mais bola do outro lado!!!

Você já viu o post “como ganhar jogos na defesa” ?

Com o tempo e muitos treinos,  o jogador tem condição de melhorar a precisão, efeitos e a potência dos seus golpes, podendo assumir um nível de risco adequado ao nível de jogo que ele adquiriu. 

Saber se posicionar na quadra também é muito importante para jogar bem! Cansar menos que o adversário pode ser um jeito de ganhar a partida!

Esses conceitos não são complexos, porém nem sempre conseguimos executar com eficiência todos eles. Então, vamos tentar fazer o simples primeiro, e aos poucos vamos nos aprofundando em mais formas de jogar. Quem não gosta de um bom desafio??

Se ficou alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, deixe nos comentários ou mande e-mail pra thais@euamojogartenis.com.br.

E compartilhe com os amigos se você gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *