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Psicologia Tenística

Logo quando aprendemos a jogar tênis, nosso EU mental vai se formando diante das diversas situações que vão sendo apresentadas no nosso caminho.

Dietmar Samulsky,  doutor em Psicologia do Esporte, apresentou uma pesquisa  a qual detectou-se que a variação das emoções do jogador pode acontecer de 50 a 100 vezes durante a partida! Sentimentos como satisfação, alegria, decepção, raiva, ânimo são alguns exemplos da diversidade emocional que o tenista passa. Haja coração!!!

Verdade mesmo, né? Quem não achou que ganhou e que perdeu umas 50 vezes durante o jogo?? 

A comunicação de quem acompanha do lado de fora, também pode transmitir até o que não se diz (com a boca!)! Expressões faciais negativas podem ser mais desastrosas para o tenista que uma repreensão. Por isso, selecione quem vai acompanhar você em seus jogos!!!

O reforço positivo é  muito importante. Quem não gosta de um elogio? Esperamos por isso, certo? Ainda mais em uma situação de pressão que são as competições!

Força mental

Uma frase famosa do tenista Jimmy Connors mostra a importância do aspecto mental: ” O tênis é 95% um jogo mental”.

Samulski, no curso para professores de tênis em 2006, citou 10 habilidades mentais no tênis:

  1. Percepção/observação
  2. Imaginação/visualização
  3. Tomada de decisões
  4. Pensamento estratégico
  5. Inteligência de jogo
  6. Relaxamento mental
  7. Controle mental
  8. Antecipação
  9. Concentração
  10. Atenção 

1)Percepção/Observação

Certas informações são recebidas: a bola está vindo com top spin ou slice? Meu adversário rebateu de modo seguro ou com medo de errar?

Processamento das informações: se a bola veio de slice, quais são minhas opções de resposta? Meu adversário está com medo de perder esse ponto ou parece que está com medo de perder o jogo?

Seleção de resposta: Vou subir a rede quando a bola vier de slice curta. Vou atacar e me mostrar seguro nesse momento do jogo.

A percepção se dá através das capacidades sensoriais. Visão, audição, tato, vestibular, cinestésica. A percepção visual e a cinestésica são as mais relevantes para jogar tênis.

2)Imaginação/Visualização

Imaginar o movimento correto, ou uma performance de sucesso faz com que a gente realize no plano mental o que desejamos,  e assim ter resultados similares ao treinamento concreto.

No meu trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Psicologia do Esporte (Universidade de Brasília), fiz um trabalho de visualização após um relaxamento com alguns atletas simulando uma situação de stress no jogo. Um dos atletas chegou a ter cãimbras de tão real que se tornou a situação pra ele!

3)Tomada de decisões

O tênis exige inúmeras tomadas de decisões durante uma partida. Temos que transformar intenções e estratégias de jogo em ação, de forma rápida e precisa. Antecipar, analisar e decidir rapidamente, e ainda sob pressão!

São tomadas de decisões muito rápidas. Já devolveu um saque que vem a mais de 180km/h??

4) Pensamento estratégico

Ter a capacidade de avaliar o adversário e desenvolver uma estratégia para vencê-lo é uma das qualidades  mentais necessárias.

5)Inteligência de jogo

Capacidade de perceber, analisar e solucionar as situações de jogo de forma inteligente.

6) Relaxamento mental

Conseguir acalmar a mente e consequentemente os sentimentos para executar bons golpes e acertar nas estratégias escolhidas. Também vai ajudar a recuperar as energias nos intervalos de jogo e pós jogo.

7)Controle mental

É importante regular o nível de stress e ansiedade durante o jogo e manter um bom equilíbrio emocional durante a partida. Saber lidar com a pressão é a grande qualidade dos vencedores! Os grandes campeões jogam até melhor sob pressão!

8)Antecipação

O tênis é um jogo de antecipação e inteligência, e não somente de reação. Antecipar as jogadas e atitudes do adversário, dá tempo e opções para melhores respostas. Há vários tipos de antecipação.

Antecipação técnica, quando vemos a preparação do golpe e sabemos se vai ser um winner ou um drop shot.

Antecipação tática, quando vemos que se o adversário está muito afastado da linha de base, a situação dele é de defesa.

Antecipação de jogadas ou até de confiança, quando um jogador não ataca nunca com a esquerda paralela, dificilmente fará isso no break point.

9)Concentração

Estado de alerta dirigido. Capacidade de focar a atenção em algo determinado.

Envolve 3 habilidades:  selecionar o estímulo certo para manter a concentração, habilidade de mudar a atenção e a habilidade de manter a atenção.

10)Atenção

Estado de alerta a todos estímulos. É um estado seletivo, intensivo e dirigido da percepção.

Conclusão

Saber diferenciar e conhecer as várias habilidades mentais/psicológicas que existem no jogo, é fundamental para podermos melhorar e evoluir nosso nível como jogadores.

Reconhecer que a parte mental é de grande importância e saber treiná-las é um grande passo em direção ao sucesso.

Assim como aptidões físicas (ser alto, forte, rápido), as aptidões mentais  (ser concentrado, inteligente, controlado emocionalmente) podem ser inatas. Mas principalmente podem sim ser aprendidas e treinadas! 

Existem muitos fatores mentais/psicológicos que devem ser treinados tanto quanto a técnica, a tática ou a parte física do jogo.

E dá pra treinar isso? Dá sim! Existem algumas formas de se treinar os vários aspectos da psicologia esportiva. Em outro post falaremos desses exercícios. Fique sempre ligado no blog!

Se você entende que existe muito mais por trás do tênis do que “olha pra bola” e “coloca a bola na quadra”, acompanhe o blog porque aqui nós vamos destrinchar todos os segredos desse esporte que a gente tanto ama!

Thais Hiroki

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