Nesse final de semana, joguei um torneio por equipe, e uma das lições que aprendi (ou não) foi sobre uma forma muito eficiente de se vencer jogos.
Quando assistimos jogos de tênis, enxergamos o que está mais claro.
Um jogador com um saque de 200 km/h não passa despercebido. Um backhand matador também chama atenção.
Mas aquelas bolas mais lentas, golpes tecnicamente deficientes, jogo defensivo, não é o que mais atrai a maioria dos admiradores da bolinha amarela
Estilo defensivo
Nas profundezas do jogo defensivo, se escondem qualidades admiráveis em um jogador, que só vemos quando o nome dele vem seguido de: game, set, match!
Como assim?? Aquele cara que estava SÓ levantando bola ganhou??
Não acredito que ganhou aquele que SÓ estava se defendendo!
Ganhou aquele que SÓ dava slice??
Quantas vezes não vi ganhar o jogador que mais se defendia?
Recordando o processo de desenvolvimento de vários alunos, consigo muito bem me lembrar que aqueles que mais devolviam bolas, eram os que mais ganhavam trofeus nos primeiros torneios. Devolver tem a ver com recepção da bola. Dá uma olhada nesse post sobre projeção e recepção.
Já os que batem bonito na bola, fazem a bola andar pra caramba, muitas vezes não tem controle de bola, pois acham que tem que matar todos os pontos. Baseiam seu estilo de jogo em winners e aces. Querem ganhar pontos facilmente. Com isso perdem jogos em meia hora e dizem que perderam pra um cara que não sabe jogar tênis. Quem não sabe jogar tênis mesmo??? (ver post “técnica e tática”)
O estilo DEFENSIVO está pautado no princípio tático mais básico e primitivo do jogo de tênis: a regularidade.
Isso significa:
-manter a bola na quadra
-não correr tantos riscos
-não cometer muitos erros não forçados
Portanto as pessoas que naturalmente por instinto, ou por sabedoria, iniciam jogando tênis pensando em passar a bola pro outro lado da rede, mesmo que isso signifique deixar uma bola fácil pro outro, geralmente são as que tem maior sucesso nas competições.
Qualidades da defesa
E quais as qualidades implícitas no jogo defensivo?
- o jogador possui uma mentalidade correta sobre o jogo, pois estatisticamente, entre os amadores e profissionais, a maioria dos pontos não são os winners, e sim os erros não forçados
- o jogador sabe que o tênis exige muita movimentação, por isso ele tem boa resistência para correr em todas as bolas
- a leitura de bola e das jogadas (antecipação) é muito importante, e como é difícil de ser mensurada, podem passar despercebidas
- o jogador sabe que tem que ser paciente e o ponto pode demorar
- ele não espera ganhar pontos tao facilmente
- ele sabe que acelerando a bola para o adversário, facilitará este a aproveitar o peso da bola e acelerar mais ainda
- joga com boa margem de segurança, passando a bola alta sobre a rede
- é muito competente pois esse estilo é bom para quadras lentas (saibro), que são a maior parte das quadras no Brasil
- não desistir de nenhum (ou quase nenhum) ponto
Conclusão
Existem alguns estilos de jogo, e falaremos com mais detalhamento em outra oportunidade.
O estilo agressivo é muito admirado, porém como é mais arriscado, exige muito treinamento e prática, enquanto o estilo defensivo exige menos precisão.
O jogo de tênis não é um jogo de acertos. É basicamente um jogo de quem erra menos, e esse tipo de pensamento pode transformar sua proporção de vitórias/derrotas.
Não acredito que seja a forma perfeita de se jogar. Acho que para se aperfeiçoar, seja lá qual nível, tem que treinar muito, porém fazendo escolhas táticas inteligentes.
O estilo defensivo deveria ser reconhecido pelas pessoas como uma excelente opção quando nossos melhores golpes não estão entrando. Por mais treinado que você esteja, é bem provável que muitas vezes você jogue sem os seus melhores tiros.
Vencer jogando bem é fácil. Quero ver ganhar jogo, no dia que não entra nada!
Um comentário sobre “Como ganhar jogos na defesa”
Pingback: Como vencer jogando mal - Eu amo jogar tênis