Foto de Jimmie48 Photography para la WTA

Aquecimento no tênis

A cena é típica, você já estava esperando há uma hora uma quadrinha pra bater uma bola. Na hora que vaga é aquela alegria!

“Vamos bater uma bolinha pra aquecer?”

Dois minutos e meio depois alguém sugere: vamos começar? Entrou, valeu!

Quando a gente vai jogar tênis, apesar de ser uma super diversão, não podemos esquecer que é uma atividade física com altos impactos.

Você sabia que na WTA (Women’s Tennis Association), a média da velocidade das trocas de bolas é de 140 km/h? A bola de tênis tem aproximadamente 60 gramas. Nessa velocidade, a força na hora do impacto chega a 100 kg!

“Ah, mas eu não sou profissional!”

Mas, se você levar uma curtinha logo no primeiro game, será que estará aquecido o suficiente para dar um pique até lá na rede?

E o saque então? Seu ombro está solto e rápido para sacar aquele ace?

Acredito que não!

Quando assistimos os jogos profissionais, observamos que eles tem um tempo curto de aquecimento. Geralmente, 5 minutos. Será que é suficiente para aquecer?

Na verdade, aquele não é o aquecimento de verdade deles! Antes de entrar em quadra, os jogadores tem uma preparação muito grande para realmente estarem prontos pra começar a partida.

O nível de condicionamento físico deles é tão grande, que eles fazem também uma boa sessão de treinamento no mesmo dia do jogo. E com certeza, também realizam o habitual ritual de aquecimento antes daqueles 5 minutinhos que vemos na televisão.

Efeitos do aquecimento

Como o próprio nome diz, “aquecimento” é para aquecer!

  • Elevar a temperatura corporal
  • Elevar pressão arterial
  • Aumentar os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo para os músculos
  • As propriedades elásticas dos tendões e ligamentos são aumentadas
  • Facilita e aumenta a transmissão de estímulos nervosos, de modo que a coordenação é aumentada
  • À medida que a coordenação é facilitada, melhora-se o desempenho dos gestos técnicos
  • Prepara para o estado de concentração ideal do treinamento ou do jogo

Benefícios do aquecimento

Quando o jogador se aquece, ele dá o tempo necessário ao seu organismo na parte física para se preparar para um intensidade maior de contrações musculares e solicitações de altas velocidades na corrida.

Quando recebemos uma bola forte pra rebater, e não estamos muito bem aquecidos, percebemos bem que até dói o braço! Numa dessa, você pode se machucar de verdade!

Na parte psicológica, sua velocidade de reação será melhor, devido a demanda de alta concentração nas jogadas, leitura da bola, e tudo o mais que o tênis exige.

Muitos estudos evidenciam que o aquecimento ajuda a prevenir lesões, pois prepara adequadamente os músculos e articulações para contrações e movimentos mais intensos.

E prevenção de lesões já deveria ser um excelente motivo pra você SEMPRE fazer um bom aquecimento antes de jogar.

Afinal de contas, se você ama jogar tênis, não quer ficar 2 meses parado só vendo o Federer pela televisão!

Variantes

O aquecimento depende muito do nível de condicionamento físico de cada um. Ele tem que ser adequado para não cansar ou ter efeito contrário ao que desejamos.

Aqueça de acordo com o seu condicionamento físico

Depende também da temperatura do ambiente. De manhãzinha ou à noite, quando as temperaturas externas são mais baixas, deve-se aquecer melhor. À tarde ou no verão, as altas temperaturas nos deixam mais preparados, mas vários exercícios específicos podem ser feitos para melhorar nosso desempenho.

Como aquecer?

O aquecimento pode ter uma parte geral e uma específica.

Na parte geral, podemos fazer uma corrida, ou uma caminhada para utilizar os grandes grupamentos musculares, e assim aquecer de forma global. Se não tem muito espaço, pular corda é uma boa forma, mas vai depender do seu nível de condicionamento físico!

Um trote leve com seu filho: excelente aquecimento geral!

Na parte específica, podemos fazer algumas repetições de movimentos semelhantes aos que vamos usar na hora de jogar. Podemos até fazer os movimentos dos golpes com a raquete, e sem a bola.

Os alongamentos dinâmicos são bem legais e preparam melhor pra jogar do que os alongamentos estáticos muito utilizados no passado.

Alongamento estático, utilizado antigamente para aquecimento

O Federer faz uma série bem bacana de aquecimento com seu preparador, e pra você ter uma ideia, dá uma olhada nos primeiros 8 minutos desse vídeo!

Segue outro vídeo de exemplo com exercícios que são ótimos para o atletismo e para o tênis também!

Disciplina

Para você ter um bom aproveitamento do seu treino, uma boa performance no seu jogo e não se machucar de bobeira, tenha a disciplina de se aquecer.

Se você tem horário marcado de aula, jogo, chegue antes e faça disso um ritual. Se estiver esperando quadra, aproveite para ir se aquecendo. E se já tiver que bater bola direto, pegue leve no começo, faça um quadradinho, bata lentamente e ampliando bem os movimentos. Não se cobre de acertar, pois os primeiros 10 minutos serão só pra aquecer!

Conclusão

O tênis é uma atividade física de muita intensidade, então é muito importante fazer um bom aquecimento para estar preparado.

Adequar o tempo e a quantidade de exercícios vai depender do seu condicionamento físico e da temperatura externa. Bastante atenção aos dias frios. Aqueça bastante!

Com certeza o jogador tem muitos benefícios como a melhora da performance, a concentração para jogar e a prevenção de lesões.

Se você tiver o hábito de fazer um bom aquecimento, vai colher os resultados hoje e no futuro também!

Fontes bibliográficas:

https://www.efdeportes.com/efd129/el-calentamiento-en-educacion-fisica.htm

https://www.efdeportes.com/efd152/protocolo-de-calentamiento-en-el-tenis.htm

https://www.efdeportes.com/efd230/el-calentamiento-pedagogico-y-fisiologico.htm

Thais Hiroki

Gostou desse artigo, compartilhe 😉

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Direto ao ponto

Mantenha-se atualizado

Deixe seu e-mail e receba todas as novidades do blog. 

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - Eu Amo Jogar Tênis