ESTÁ BATENDO A BOLA ATRASADO!
Alguém já ouviu isso? Eu ouço bastante!
O que isso significa?
Quando rebatemos uma bola, existe um ponto de contato ideal entre a bola e a raquete, onde nossas forças serão aplicadas de forma otimizada. Esse ponto de contato é a frente do corpo, a frente do quadril, nos golpes de direita e esquerda.
É uma das primeiras técnicas que devemos colocar em prática, e no início será fácil, se usarmos pouca velocidade através de bolas mais lentas (soft balls), quadras menores e controle. E é dessa forma que a Federação Internacional de Tênis (ITF) orienta que seja a aprendizagem de acrianças e adultos.
Então se espera, que qualquer pessoa desde o início tenha consciência de ONDE é esse ponto de contato ideal, e que consiga golpear a bola na maioria das vezes nesse ponto!
Quando falhamos, por um erro de leitura da bola, ou por demorarmos na preparação do golpe, pode acontecer de ATRASAR o golpe. Isto é, rebater a bola fora do ponto de contato ideal. Não significa necessariamente que vamos errar, mas provavelmente iremos fazer mais força que o necessário e talvez até possamos machucar uma articulação (geralmente cotovelo) se houver um exagero de repetições ou intensidade, quando usamos muita força pra bater na bola.
CONCLUSÃO
Saber o ponto de contato é uma das primeiras técnicas que se aprende, mas teremos que ficar atentos para sempre com isso, pois quanto melhor jogadores formos, mais velocidade terá a bola, e continuaremos tendo que nos esforçar para golpear a bola na frente do corpo para não atrasar.
É possível desde o início treinarmos de forma a ter CONSCIÊNCIA de onde é esse ponto, e controle suficiente para conseguir golpear com sucesso.