Posição de espera tha

Posição de expectativa (“ready position”)

Quando olhamos para alguém jogando tênis, é muito fácil saber se está bem preparado ou não…

Posição de expectativa na devolução de saque

Estar bem preparado para receber a bola é fundamental para jogar bem tênis.

E isso temos que fazer desde o início da nossa fase de aprendizagem. Não é porque a bola é lenta no começo que não temos que nos preparar antecipadamente, pois apesar de lenta, para um iniciante quase todas as bolas são difíceis! Então, quanto melhor eu conseguir reagir à jogada, melhor será meu desempenho.

Posição de expectativa

Num nível um pouco mais avançado, a posição de expectativa vem precedida de um split step. A posição de expectativa é ao mesmo tempo uma posição neutra do corpo, mas que me prepara para reagir rapidamente (correr, ou preparar a raquete de forma mais rápida e eficiente possível).

Geralmente usamos a empunhadura de direita, cabeça da raquete alta, braços relaxados,e ao mesmo tempo a mão não dominante segurando no coração da raquete (para descansar o braço dominante e se preparar melhor).

Joelhos semiflexionados, tronco ligeiramente inclinado e pés mais ou menos na largura dos quadris, de forma que eu me sinta equilibrado. De preferência, o peso do corpo na parte da frente dos pés, portanto os calcanhares estarão fora do chão.

Não é raro ver iniciantes usando apenas o braço dominante (direito para destros) nessa posição, enquanto o outro fica lá , paradão, à toa…

Não é legal, porque se a bola vier mais rápida talvez não tenhamos tempo para armar o golpe. E o braço não dominante tem papel importante na mudança de empunhadura, armação do golpe e iniciando o movimento de direita e de esquerda.

Are you ready?

Consultei o responsável pelo departamento de capacitação de professores da Federação Paulista de Tênis (FPT), Daniel Rosenbaum, acerca do termo “posição de espera”.

Daniel me orientou a usar outros termos mais corretos  para essa posição: posição de expectativa, posição inicial ou posição de prontidão seriam os mais adequados. Como a palavra deriva do inglês, ready position, remete-se a ideia de estar preparado, em expectativa, em prontidão. Are you ready?

Conclusão

Para jogar bem, temos que dar atenção à nossa preparação ANTES DA BOLA CHEGAR. Fazer a posição inicial adequada vai nos deixar mais rápidos para reagir e fazer com que tenhamos mais sucesso na execução correta do golpe, já que a preparação do golpe depende de como e quando começamos a nos arrumar para rebater a bola.

Quando for ao clube, assista a uma partidinha e observe como se preparam cada um  dos jogadores. Resista à tentação e não olhe a bola. Olhe só pra um jogador de cada vez. Talvez você descubra vários segredos, ou até como vencer um deles!

Thais Hiroki

Gostou desse artigo, compartilhe 😉

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Direto ao ponto

Mantenha-se atualizado

Deixe seu e-mail e receba todas as novidades do blog. 

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - Eu Amo Jogar Tênis