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Autoconfiança

Você já teve um match point na mão e deixou escapar? Já errou uma bola com o adversário completamente fora da quadra? Já jogou como se estivesse com uma bíblia embaixo do braço??

Pode ter faltado confiança!

Uma das habilidades psicológicas importantes no desempenho do tenista é a confiança em si mesmo.  Como funciona essa confiança no esporte?

Segundo Weinberg & Gold, os psicólogos do esporte definem a autoconfiança como a:

“crença que você pode realizar com sucesso um comportamento desejado”

Isto é:

  • Acreditar que pode jogar bem
  • Acreditar que pode acertar a esquerda no jogo
  • Reproduzir o que foi praticado nos treino
  • Ter plena consciência que vai errar algumas vezes
  • Saber que no tênis não precisa ganhar todos os pontos
  • Acreditar que pode vencer mesmo com placar desfavorável
  • Acreditar que pode vencer mesmo jogando mal
  • Uma momentânea falta de concentração pode acontecer
  • Acreditar que vai ganhar
Rafa Nadal

Autoconfiança Ideal

” Embora a confiança seja um determinante crítico de desempenho, ela não superará a incompetência” (Weinberg & Gould -Fundamentos da psicologia do esporte e do exercicio).

Tem que treinar, né?? Não adianta nada ser confiante se você não se dedicou o suficiente.

Mas se você treinou para aquela competição, como seria o ideal da autoconfiança?

Quanto mais sua confiança aumenta, melhor seu nível de desempenho. Mas até certo ponto. No momento que você exagera, e se acha a última bolacha do pacote,  a sua performance piora, segundo Weinberg & Gould.

A quantidade de confiança adequada é a moderada

Por isso, nada melhor do que ter uma noção REALISTA das suas capacidades.  Nem desistir antes mesmo de entrar em quadra (sendo pessimista), e nem se achar invencível.

Invencível

Sem confiança


Autoestima

Atenção a como você se sente também em relação a outros assuntos no seu dia a dia.

Há pessoas que tem plena confiança em todas as áreas da vida, e muitas vezes podem levar essa atitude para as quadras de tênis. 

Por outro lado, tem aquelas que são as coitadas, vítimas do mundo.

A definição de autoestima no dicionário tem ligação direta com a confiança.

Portanto, como você se sente em relação a si mesmo, provavelmente vai influenciar na sua postura para competir dentro de quadra.

Dá pra treinar a autoconfiança?

James Loehr afirma que a a autoconfiança é uma:

“sensação que o mantém calmo e equilibrado quando o mundo inteiro está correndo e escapando”

E essa sensação pode ser cultivada e treinada!

Como podemos treinar?

  • Conversar consigo mesmo de forma positiva e não negativa (“bem jogado”, “vamos sacar bem agora”)
  • Manter pensamentos para diminuir a pressão (“Adoro situações difíceis”, “vou me esforçar ao máximo”, “ganhando ou perdendo quero jogar bem”
  • Enfrentando os erros (aceitando os próprios erros, esquecendo deles, preparando-se para o próximo ponto)
  • Compare-se com seu adversário, direita com direita, saque com saque, condicionamento físico etc
  • Treine bastante o golpe que não tem confiança
  • Mantenha-se confiante enquanto seu adversário está jogando bem
  • Manter uma rotina entre os pontos (sentar nas viradas e hidratar-se, secar-se na toalha entre os pontos, arrumar as cordas da raquete e concentrar-se). Esse tópico merece mais um post! 

Conclusão

A autoconfiança é muito importante para nos sairmos bem nos nossos jogos.

Existe um nível adequado de confiança em si mesmo para obter nosso máximo desempenho.

Então, atenção! 

Treine bastante, ame a si mesmo, adote uma postura adequada sobre suas capacidades e acima de tudo, acredite sempre até o final!!!

E não se esqueça de compartilhar a página com os amigos que amam jogar tênis!!!

Fontes bibliográficas:

Weinberg & Gold- “Fundamentos da Psicologia do Esporte”

James Loehr- “La Excelencia en los Deportes”

Miguel Crespo & Dave Miley- Manual para Treinadores Avançados Nível 3 (ITF-International Tennis Federation)

Thais Hiroki

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