Dicas de um tenista com 30 anos de experiência

Você já ouviu falar que para jogar bem tênis, não são quantos anos de estrada você tem, e sim o número de horas de quadra?

Pois bem, e se juntarmos muitos anos e muitas muitas muitas horas de quadra??

Quem pode com toda certeza apresentar essa carteirinha de viciado em tênis é o meu amigo Jair Cortez Montovani filho.

Esse figura já foi campeão brasileiro na adolescência, já foi o melhor tenista de primeira classe de São Paulo, e sim, já distribuiu autógrafos em Roland Garros. Pergunte pro Flavio Saretta como foi esse episódio.

Amor ao tênis

Muita dedicação ao longo desses anos e bons resultados fazem com que Jairzinho continue no caminho do tênis.

Hoje, ele tem o cargo de presidente da Federação do Espírito Santo, continuando no tênis, ajudando os atletas e pais desse estado a seguir nesse esporte que começamos ainda crianças.

Sabedoria adquirida com a experiência

Sabemos que quando alguém trilha um caminho antes de nós, com certeza vivencia todas as alegrias e dores, podendo passar a experiência aos mais novos, e encurtar o caminho para os sucessores.

Infelizmente, eu não tive muitas orientações quando comecei no tênis, e tive que aprender muita coisa na marra, sofrendo e batendo a cabeça até acertar.

Nessa jornada, espero ainda não ter chegado ao fim, portanto espero aprender ainda muito mais!

Mas o que vivi até aqui, pode ajudar muitas pessoas que descobriram esse esporte maravilhoso agora, e pretendem seguir nele o mais longe possível!

3 Dicas do Jair

Nesse vídeo abaixo, Jair Coquinho dá 3 dicas pra quem está começando. 

Essas dicas foram frutos de uma pequena reflexão em torno da vivência em treinamentos e competições.

Muitas outras dicas vão sair quando a gente espremer o Jair! Mas vamos fazendo isso aos poucos, para dar tempo de entendermos e colocarmos em prática! 

Conclusão

Pessoas com uma grande experiência não são as donas da verdade.

Mas, se soubermos respeitar todos os anos dedicados, todo amor e sacrifício feitos em busca de um objetivo, podemos aprender e encurtar nosso caminho, usando a generosidade dos gurus que se dispõem a compartilhar seus conhecimentos adquiridos.

Conhecimentos sobre técnica, tática, preparação adequada são muito importantes. Mas a forma com que lidamos com todo o processo de evolução, só quem vivenciou pode retratar sua própria verdade.

E a verdade de cada um é única. Faça o melhor que puder com a sua história dentro do tênis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *