Técnica e Tática

Você sabe a diferença entre técnica e tática?

Se ainda não está claro, acompanhe esse post até o final!

Quando vemos um jogo de campeonato lá no nosso clube, muitas vezes podemos apostar quem vai ganhar. Se não conhecemos nenhum dos dois jogadores, é comum admirarmos o mais elegante, com golpes elaborados, requintados. A boa técnica é um colírio para os olhos, mas nem sempre é ela quem vence. Roger Federer é um exemplo clássico de boa técnica! 

A elegância de Roger Federer!

O que ganha jogo?

No jogo de tênis, uma das primeiras coisas que me chamou muita atenção foi a plasticidade dos movimentos. Eu adorava ver os jogadores que pareciam não fazer o mínimo esforço para rebater a bola, e o jogo se parecia mais uma apresentação de dança do que uma disputa de pontos.

Fui vendo que não era só isso que fazia vencer as partidas.

Técnica

Depois de perder várias partidas pra outros jogadores menos treinados ou habilidosos tecnicamente, fui percebendo que o que ganhava o jogo era a parte tática. E mais que isso, uma boa escolha tática poderia trazer a vitória ao jogador de pior técnica.

A mecânica correta dos golpes geralmente é aprendida nas aulas de tênis, livros, revistas especializadas, ou sites de confiança.

A técnica é a melhor forma de se usar o movimento do corpo junto com a raquete, a fim de minimizar o esforço, obtendo o melhor resultado possível. O objetivo de uma boa técnica também seria o de prevenir lesões.

O tênis é um esporte de habilidades abertas. Isso significa que as ações do nosso adversário influenciam nossa resposta.

A ginástica artística por exemplo é um esporte de habilidades fechadas. Onde a situação é completamente previsível. Treinar puramente a técnica resulta numa grande semelhança com o que acontecerá na competição.

No tênis, se eu enfrentar um jogador que levanta bolas o tempo todo, as minhas respostas serão completamente diferentes se eu enfrentar um jogador que sobe a rede!

Essa diferenciação exige habilidades técnicas completamente diferentes.

Tática

A tática é um componente intelectual. São os meios pelos quais iremos conseguir vencer o adversário. E claro, temos que ser capazes de executá-la! De nada adianta eu descobrir que meu adversário tem dificuldade de correr pra frente se não sei executar boas curtas (drop shots)!

Mas o fato de poder mudar completamente o resultado de um jogo, porque você descobriu o calcanhar de aquiles do seu oponente, faz esse jogo se tornar tão fascinante!

Adoro a frase que diz que o tênis é como um jogo de xadrez. Isto é, a jogada anterior vai influenciar as próximas. E isso é muito mais complexo do que parece.

Técnica+Tática

Se você souber combinar uma boa execução de golpes a uma correta estratégia, provavelmente você está no caminho da vitória.

Mas claro, como nada é fácil nessa vida, sem os componentes preparação física e habilidades emocionais também haverá uma lacuna a ser preenchida nesse atleta em busca da melhora constante!

Mas esses podem ser temas pra outra conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *