Direita iniciação

Empunhadura de Direita/Forehand- Iniciantes

-VOCÊ JOGA TÊNIS??

-NÃO SEI NEM SEGURAR NA RAQUETE!!!

Quantas vezes eu já ouvi isso? Soa engraçado, mas as pessoas que usam essa resposta não tem ideia como dá diferença messsmooo segurar certinho na raquete!

-E qual empunhadura você usa?

-Empunhadura?

-Isso! O jeito que se segura a raquete!

Empunhadura para direita

Quando começamos a bater as primeiras bolinhas vemos que dependendo do jeito que seguramos, obtemos resultados diferentes. A bola pode ir completamente pra baixo ou pra cima, pode até doer o punho se não for a hora certa de aprender a empunhadura continental .

Uma boa e uma má notícia: geralmente na direita (forehand), as pessoas intuitivamente seguram do jeito correto, para um iniciante. Porém, para golpes diferentes, teremos que usar mais de um jeito pra segurar a raquete. 

Esse jeito para segurar o forehand se chama empunhadura Eastern de direita/forehand. Vamos conseguir achá-la apoiando dois pontos principais da mão na face 3 do cabo da raquete, a base do indicador e o eixo na palma da mão ( veja as figuras abaixo). No caso seria na face 3 do cabo da raquete e o eixo  que está no meio da palma da mão (forehand). Mas, de uma pessoa para outra acontecem pequenas acomodações diferenciadas, afinal de contas somos anatomicamente diferentes.  Geralmente usamos a empunhadura de direita na posição de espera.

Final do cabo da raquete com o plano da raquete perperdicular ao solo
Base do dedo indicador e eixos possíveis

Lembrando que estamos tratando de destros. Para canhotos é a mesma coisa do lado contrário. Não entendeu? O canhoto entende!

Existe outro jeito?

Se você tem um professor, ele também pode te orientar a segurar na semi-western de direita.  Também acho ótimo, porém, é uma empunhadura para melhorar (entre outras coisas) a aceleração. E tudo que que queremos no começo, quando aprendemos,  não é aceleração. É CONTROLE! Bolas dentro da quadra! Assim é muito mais divertido jogar!

Se você controla bem a bola com a semi-western, ótimo!

Meu conselho

Lembre-se que se você segurar na empunhadura eastern no começo, provavelmente você terá mais facilidade em aprender a empunhadura continental posteriormente, que será bem importante para evoluir slices, voleios, smashs, saques, curtas, defesas… Eu, que dou aula há muitos anos (melhor não citar números), para iniciantes aconselho Eastern de direita.

Iniciantes X Avançados

Mas não pense que essa é uma empunhadura apenas para quem está começando. O nosso peRFeito Roger Federer, usa esse mesmo jeito pra segurar de direita, com indícios que em  alguns momentos varia para a semi-western de direita.

Conclusão

Você pode até estar aprendendo sozinho, mas a visão de um profissional da área é importante, pois ele saberá prever o seu desenvolvimento em longo prazo. As pessoas têm habilidades diferentes. Tenho alunos que começaram as primeiras aulas já conseguindo com sucesso executar golpes com as empunhaduras e técnicas mais avançadas e definitivas.

Então, cada caso é um caso. O processo normal é ir do fácil para o difícil e nesse caso, o mais fácil é aprender o forehand na empunhadura eastern de direita.

Se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo!

Thais Hiroki

Gostou desse artigo, compartilhe 😉

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre o seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Direto ao ponto

Mantenha-se atualizado

Deixe seu e-mail e receba todas as novidades do blog. 

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - Eu Amo Jogar Tênis