Backhand- empunhadura

Como segurar esquerda de uma mão?

Esse é um mistério a ser revelado! O famoso backhand de uma mão só, tão aplaudido nas paralelas de Guga e nas pancadas de Wawrinka, gera muita dor de cabeça se a empunhadura não tiver uma atenção especial para esse golpe tão maravilhoso!

Para animar, dá uma olhada nesse winner de esquerda no US Open.

Winner de esquerda do Wawrinka no US Open

Empunhadura Eastern de Esquerda

Quando começamos a bater uma bolinha, é até normal começarmos com uma empunhadura continental. Foi ela que reinou durante muitos anos nas quadras dos eventos principais de tênis.

Mas, uma das muitas evoluções pelas quais passou nosso esporte, foi a adaptação das empunhaduras. O jogo ficou mais rápido, a bola hoje quica mais alto, e com isso os jogadores tiveram que mudar seu jeito de segurar na raquete.

O ideal é logo começarmos a usar a empunhadura eastern de esquerda, pois percebemos nitidamente que ela dá mais firmeza tanto para RECEBER/REBATER uma bola mais rápida, pesada, quanto para PROJETAR/GOLPEAR uma bola com mais potência. (aguarde em breve o post sobre recepção e projeção) Também facilitará golpear as bolas mais altas. Bem melhor do que se fosse na continental.





Um jeito de achá-la é colocando o dedão no “V” da raquete. Iremos apoiar a base do indicador na parte de cima do cabo (número 1) usando o eixo de backhand de uma mão, assim, a nossa munheca fica mais atrás do cabo na hora do contato com a bola. Se fosse continental, não contaríamos com a força do braço junto ao punho na hora do impacto.

Ponto de contato

De acordo com a empunhadura e golpes, há um ponto de contato ideal diferente.  Segue aqui um link para o básico do ponto de contato.

É uma coisa importantíssima no backhand de uma mão e se realizará na frente do corpo, mais ou menos na altura da cintura, com o cotovelo estendido. No alto nível, constatou-se uma distância a frente do corpo de 70 cm (fonte: curso Capacitação de professores/CBT).

E quando se tem muitos problemas com isso, podemos fazer a opção de mudar e passar a fazer o backhand de 2 mãos. Onde o ponto de contato adequado é um pouco mais perto do corpo.

Conclusão

Para quem está começando, é muito importante verificar se está segurando a raquete corretamente para golpear a esquerda. Esse é o primeiro passo para evoluir o golpe. Outros aspectos técnicos vão interferir na boa execução, mas isso vamos discutir em outro papo!

Bons treinos e treine seu back para não deixar seu adversário explorar sua esquerda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *